Notícias

Tabela do Campeonato Mineiro 2020 será divulgada em evento na próxima quarta-feira

Por Redação, 13/11/2019 às 18:21
atualizado em: 13/11/2019 às 20:56

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Bruno Cantini/Atlético
Bruno Cantini/Atlético

A Federação Mineira de Futebol (FMF) vai divulgar na próxima quarta-feira (20), às 20h, a tabela da primeira fase do Campeonato Mineiro 2020. O evento contará com representantes dos 12 clubes que disputarão o Módulo I e ocorrerá na zona mista do Mineirão.

A competição começará no dia 22 de janeiro (quarta-feira) e termina em 26 de abril. Não haverá jogos no fim de semana do carnaval, dias 22 e 23 de fevereiro.

Apenas o mando dos clássicos entre Atlético x Cruzeiro, América x Atlético e Cruzeiro x América estão definidos. Neste ano, como a Raposa jogou como mandante contra o Galo, em 2020, o clube alvinegro jogará em casa.

“A única coisa que posso adiantar (da tabela) é que o mando (do clássico) da primeira fase é do Atlético. Como já é tradição na federação, invertem-se os mandos. Em um ano o Cruzeiro manda o clássico e no outro ano o Atlético manda”, explicou o diretor de competições da FMF, Leonardo Barbosa, em entrevista à Itatiaia.

O mesmo vale para os clássicos envolvendo o América. Em 2019, o Coelho enfrentou o Atlético como visitante e o Cruzeiro como mandante. Assim, no ano que vem, a situação irá se inverter. “Os mandos entre Atlético, Cruzeiro e América também são invertidos para que sempre um faça pelo menos um clássico como mandante”, observou o diretor de competições da FMF.

Quatro melhores avançam às semifinais

No arbitral realizado no fim de outubro, os clubes alteraram a fórmula de disputa do Campeonato Mineiro para 2020. A competição terá 15 datas e voltou a ter o formato de dois anos atrás, com apenas os quatro melhores colocados avançando para as semifinais (com jogos de ida e volta, assim como as finais) e dois rebaixados após turno único de 11 rodadas.

Desta forma, a fase quartas de final deixará de existir. Neste ano e em 2018, oito clubes avançavam após as 11 rodadas da fase de classificação e disputavam um lugar nas semifinais em jogo único. A única vantagem da equipe melhor classificada era jogar em casa. Se houvesse empate no tempo normal, a vaga seria decidida nos pênaltis.

Outra novidade para 2020 é a criação de dois torneios para os clubes que não avançarem para as semifinais. O primeiro é o Troféu Inconfidência, que será disputado pelos clubes que terminarem a fase de classificação do 5º ao 8º lugares em formato de mata-mata. O quinto enfrenta o oitavo e o sexto pega o sétimo, com semifinais e final. O vencedor pode ter uma vaga na Copa do Brasil de 2021 e jogará a Recopa contra o melhor classificado geral do interior, após o fim do Campeonato Mineiro.

Assim como foi feito neste ano, o árbitro de vídeo será utilizado apenas nas semifinais e na final.

Também ficou definido que o jogador que atuar por uma equipe não poderá defender outro clube durante o campeonato. Não há limite para o número de atletas inscritos no Estadual, assim como data-limite para a inscrição de jogadores, ou seja, os clubes poderão contratar um atleta apenas para a disputa da final.

A partir das semifinais do Mineiro, os estádios terão que ter capacidade mínima de 10 mil lugares. O limite não vale para o Troféu Inconfidência.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    "A família me procurou no início do mês, estava preocupada por ele estar sem advogado", explicou o advogado #itatiaia

    Acessar Link