Notícias

PBH intensifica recolhimento de lixo e estende horário de garis no período de chuvas

Por Redação , 21/01/2020 às 17:47
atualizado em: 21/01/2020 às 17:52

Texto:

Para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas em Belo Horizonte, a prefeitura informou que está intensificando a coleta de lixo e estendendo o horário de trabalho dos garis.

De acordo com o chefe do Departamento de Limpeza Urbana da SLU, Pedro Assis, a criação das “forças-tarefas” para a limpeza das áreas afetadas, com a redistribuição dos garis para os trabalhos mais urgentes, não afeta os serviços rotineiros de limpeza na cidade. “Deslocamos os profissionais que normalmente estariam atuando em limpeza de córregos ou de áreas públicas. A prioridade é dar uma resposta rápida à população afetada”, explica.

O novo horário de atuação dos garis foi estendido para 7h30 às 22h, e será mantido até março.

Entre outubro de 2019 e essa segunda-feira (20) foram coletadas 1,7 mil toneladas de resíduos. Somente na avenida Tereza Cristina, na região Oeste da capital mineira, a SLU recolheu mais de 146 toneladas de lixo, especialmente capim, barro e materiais como restos de móveis. Atuaram na limpeza cerca de 150 pessoas e foram usados 26 caminhões, três caminhões-pipa e uma máquina pá-carregadeira. Para retirar a lama, foram necessários 68 mil litros de água.

Durante as chuvas, o lixo irregular deixado nas ruas agrava a situação, pois ao ser carregado pelas águas, entope galerias e redes de captação pluvial. “A população precisa se informar dos dias da coleta, para dispor os resíduos nos horários certos. Além disso, quando for descartar entulho ou móveis, o cidadão deve procurar uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), que recebe estes resíduos gratuitamente. Jogar lixo nas ruas e córregos causa prejuízos para todos”, afirma.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link