Notícias

Castração de cães e gatos: benefícios e momento ideal para realizar o procedimento

Por Redação, 21/08/2020 às 13:36
atualizado em: 21/08/2020 às 13:41

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

A castração de cães e gatos oferece inúmeros benefícios para os animais. Além de ajudar no controle populacional, ela interfere positivamente no comportamento, tornando-os menos agressivos e menos sucetíveis a fugas, além de ajudar a previnir doenças. 

De acordo com o veterinário Samuel Souza Lima, o momento ideal para realizar a castração é a partir do primeiro cio, no caso das fêmeas, e a partir do oitavo mês, no caso dos machos. "O animal já deve ter completado a sua evolução, o seu crescimento. Isso porque os animais dependem de hormônios sexuais para que o crescimento seja adequado”, explica. 

Um dos benefícios que a castração pode trazer, especialmente no caso dos machos, é evitar que o animal urine descontroladamente com o objetivo de marcar território. 

O alerta fica para o pós-cirugia, já que a quantidade de energia gasta pelos animais tende a diminuir drasticamente. Com isso, é necessário fazer ajustes nas refeições, reduzindo a quantidade de comida. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A data oficial da eleição é 3 de novembro, e a cifra de votos antecipados indica a chance de votação recorde neste ano. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A vítima de 53 anos foi socorrida se queixando de dor nas costas, mas consciente. #Itatiaia

    Acessar Link