Gustavo Lopes

Coluna do Gustavo Lopes

Veja todas as colunas

Fórmula 1 nas Olimpíadas?

14/09/2020 às 04:27


Competição de automobilismo mais famosa e antiga do mundo, a Fórmula 1 é organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), responsável por regulamentar e inspecionar circuitos e veículos para que estejam de acordo com cada categoria. Entre os tipos de corrida promovidos pela organização estão corridas off-road, fórmula, turismo, protótipos esportivos, arrancadas (drag race) e ralis.

Em 2013 a FIA foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e passou a aderir às normas esportivas do COI, como o Código Mundial Antidoping da Agência Mundial Antidoping (Wada).

Assim, as 130 federações nacionais quem compõem a FIA passaram a ter o apoio do COI para participar das ações dos comitês olímpicos nacionais, o que trouxe mais visibilidade e recursos para a modalidade.

O COI tem enfrentado o desafio de modernizar os Jogos Olímpicos, com a inclusão de modalidades que tragam apelo ao público jovem. Nesse sentido, surf e skate entraram no calendário de Tóquio e volta e meia se fala dos e-esportes. Nessa trilha, o automobilismo seria uma modalidade olímpica muito interessante. 

Há uma série de requisitos para que um esporte se torne olímpico. A modalidade precisa ser disputada por homens em 75 países filiados ao COI em quatro continentes e por mulheres em pelo menos 40 países de três continentes. É necessário, ainda, que o esporte tenha regras padronizadas e competições internacionais organizadas pelas diferentes federações.

Poucos sabem, mas o automobilismo já esteve nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900, como evento não oficial (não contava para o quadro de medalhas). Naquela oportunidade, foi denominada “deporto a motor” e teve as seguintes modalidades:

- Carro de 2 lugares - Menos de 400 kg - 815 km - Corrida A
- Carro de 2 lugares - Menos de 400 kg - 815 km - Corrida B
- Carro de 2 lugares - Acima de 400 kg
- Carro de 4 lugares - Acima de 400 kg
- Carro de 6 lugares - Acima de 400 kg
- Carro de 7 lugares
- Táxi - Gasolina - 300 km
- Táxi - Elétrico - 300 km
- Van de entrega - de 500 a 1.200 kg - Gasolina - 300 km
- Van de entrega - de 500 a 1.200 kg - Gasolina - 300 km
- Van de entrega - de 500 a 1.200 kg - Elétrico - 300 km
- Caminhão pequeno - Acima de 1000 kg - 300 km
- Caminhão
- Caminhão de bombeiros
- Paris-Toulouse-Paris - Carro pequeno
- Paris-Toulouse-Paris - Carro grande

Os franceses ganharam 90% das medalhas; os americanos conquistaram um ouro (caminhão de bombeiros) e um bronze (Caminhão pequeno - Acima de 1000 kg - 300 km); e os alemães faturaram uma medalha de bronze (Paris-Toulouse-Paris - Carro grande).

Atualmente, a inclusão do automobilismo nas Olimpíadas dependeria de questões políticas, logística e elaboração de regras de classificação, o que não seria fácil.

Apesar disso, em tese, podemos sonhar em um dia ver grandes atletas do automobilismos, como Fangio, Lauda, Fittipaldi, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso, Vettel ou Hamilton disputando uma Olimpíada.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A data oficial da eleição é 3 de novembro, e a cifra de votos antecipados indica a chance de votação recorde neste ano. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A vítima de 53 anos foi socorrida se queixando de dor nas costas, mas consciente. #Itatiaia

    Acessar Link