Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Você tem certeza do quê?

30/10/2020 às 12:39

Incrível como Heráclito de Éfeso, há 2.500 anos, foi capaz de perceber e externar: “Nada é permanente, exceto a mudança. Dura é a luta contra o desejo, que compra o que quer à custa da alma. Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio”. Ele era um desses gênios raros. Mas, há gente muito especial entre nós, agora. Por exemplo, Cristina Junqueira, fundadora do Nubank, um caso de sucesso de banco digital no país. E o que ela diz? “Sairemos melhor da pandemia”.

Você pode até não concordar com Heráclito, então tente se banhar duas vezes com a mesma água do rio; pode discordar de Cristina, mas, seguramente, não ficará tão rico e famoso tão jovem quanto ela. 

Então, vamos acreditar que tudo muda e que dias melhores virão. O Natal tá logo ali e você não tem planos. Na verdade, não sabe como preparar seu filho para uma profissão promissora no futuro, não pode precisar de verá seu time de perto antes de o campeonato acabar... Nem tem mais aquela certeza de que os seus queridos, especialmente os mais velhos e doentes, estarão com você no Ano Novo.

De repente, aquela viagem que seria em julho último para Nova Iorque foi adiada e não tem data prevista para acontecer, o ano escolar dos filhos está irremediavelmente perdido e, se você, para fugir da depressão, resolver comprar um carro novo provavelmente não o encontrará porque as montadoras só agora retomam a produção. Dependendo do saco de lixo que você prefere não o verá no supermercado, pois, falta o plástico, matéria prima, e dizem que é por causa da ausência de consumo, de material reciclável nas ruas. 

Está tudo muito diferente. E, mesmo os mais antenados, que aceitam bem as mudanças, estão atônitos. Hoje mesmo um me perguntou no Instagram: “Eduardo, como pode votar, beber, ir ao cinema, ao shopping e ao cemitério e não pode reabrir as escolas?” Respondi que não sei. Também não sei como o Supremo Tribunal, nossa corte maior, autorizou as aulas no Colégio Militar da capital, mas, vetou para as escolas estaduais. 

Na verdade, não me perguntem muito, não sei nada. Fala a verdade: você não tem certeza nenhuma, tem? 

Comecei com o ensinamento de Heráclito de que nada é eterno, exceto a mudança, e encerro a reflexão com a frase atribuída a Sócrates, mais ou menos daquela mesma época: “Só sei que nada sei”.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Vítima, que teve fraturas expostas nos braços e nas pernas, foi encaminhada para o Hospital de Pronto-socorro João XXIII. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A ação ocorreu no âmbito de um inquérito sobre as circunstâncias da morte do craque. #Itatiaia

    Acessar Link