Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Em meio a calor de deserto, ar-condicionado de CTI de hospital de BH tem problemas

30/09/2020 às 04:58

Com o calor na casa dos 34ºC em Belo Horizonte, o ar-condicionado do CTI do Hospital Público Infantil João Paulo II, uma das referências em atendimento a crianças no estado, funcionava mal, segundo funcionários, pacientes e acompanhantes. De acordo com denunciantes que procuraram a coluna, a situação estava insustentável, já que o equipamento não dá conta de resfriar todo o ambiente, com 16 leitos de terapia intensiva.

Problema antigo

Conforme os profissionais, o uso de Equipamentos de Proteção Individual, como capote e máscaras do protocolo de covid-19, está insuportável e a equipe pinga suor o tempo inteiro. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) respondeu que foi feita a manutenção do aparelho na manhã desta quarta-feira, com a troca de uma peça, e que o ar-condicionado voltou a funcionar, mas tem sido monitorado para verificar se a manutenção foi efetiva. Segundo trabalhadores, o problema é constante e as manutenções não o resolvem em definitivo. 

Organizações sociais

Outra preocupação constante dos trabalhadores da Fhemig é a possibilidade de algumas unidades passarem a ser administradas por Organizações Sociais (OS), em vez de ficarem sob administração direta do estado. Segundo a Fhemig, os estudos de viabilidade continuam em andamento, mas não há previsão de efetivação de algo nesse sentido. O Hospital de Campanha, caso tivesse sido usado e por muito tempo, seria administrado por uma OS.

Não é o caso de Minas, mas no Rio de Janeiro a contratação de OS na área da saúde levou ao processo de impeachment do governador Wilson Witzel (PSC). Ele foi acusado de contratar as organizações de forma fraudulenta para lucrar ao fim do vínculo.

Protocolos sanitários 

Conforme a Itatiaia informou em primeira mão, é divulgado na tarde desta quarta-feira o protocolo sanitário para o retorno das aulas presenciais em Minas. A volta está autorizada para cidades e regiões que estão na Onda Verde do Programa Minas Consciente, a partir de 5 de outubro, e para instituições de ensino superior em locais que estão em Onda Amarela, a partir da publicação do protocolo.

Sem beijo e sem abraço

De todas as orientações, algumas vão exigir muito esforço e monitoramento. O protocolo orienta para que não haja cumprimentos com abraços e beijos. Devemos considerar que a prática é comum entre adolescentes e que as escolas infantis também estão autorizadas a funcionar.

Outra informação importante é que o transporte escolar só poderá transportar com metade da lotação, o que pode deixar proprietários que têm apenas um veículo para prestação do serviço com 50% dos clientes.

Além disso, em caso de contaminação confirmada em sala de aula, toda a turma entra em quarentena e as aulas presenciais devem ser suspensas por 14 dias.

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A data oficial da eleição é 3 de novembro, e a cifra de votos antecipados indica a chance de votação recorde neste ano. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A vítima de 53 anos foi socorrida se queixando de dor nas costas, mas consciente. #Itatiaia

    Acessar Link