Unimed Ago-Set Maxi Internas CPM

Notícias

Secretaria de Saúde confirma primeira morte por chikungunya neste ano em Minas Gerais

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 17/07/2019 às 12:54
atualizado em: 17/07/2019 às 12:57

Texto:

Foto: Agência Brasil
Agência Brasil

A primeira morte por chikungunya no estado neste ano é confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A morte pela doença aconteceu na cidade de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. 

De acordo com o infectologista Carlos Starling, do Hospital da Baleia, a febre chikungunya tem sintomas parecidos com os da dengue, mas sua principal característica é a dor articular. “Os sintomas iniciais são os mesmos, mas a dor no corpo se concentra nas articulações. Além disso, a chikungunya pode fazer a dor articular durar meses”. 

Prevenção

“A principal maneira de prevenção contra a febre chikungunya é combater o mosquito. Lembrando que esse combate deve ser feito o ano todo, já que não temos estações do ano tão bem definidas, embora o mosquito fique mais vulnerável nos períodos de seca. Pessoas que vivem em áreas com muitos insetos podem optar também pelo mosquiteiro, pelas telas nas janelas e pelo uso de repelentes”, orienta o infectologista. 

Vacina 

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, já realizam testes em humanos para obter uma vacina segura e eficaz contra a chikungunya. A vacina já está em fase de testes em 24 voluntários no Reino Unido e deve passar por uma nova rodada de testagens ao longo do ano que vem, com entre 120 e 150 pessoas no México. O estudo deve avaliar também a possibilidade de uma vacina que combine a imunização da chikungunya e da zika de forma segura. Caso a pesquisa caminhe no melhor dos cenários, estima-se que a vacina contra a doença pode estar disponível em cinco anos.

Doenças Cardíacas

Omosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, tem surpreendido os profissionais da medicina com uma possível complicação cardíaca. Segundo o cardiologista Augusto Vilela, pessoas que tiveram essas doenças devem ficar atentas a sintomas de miocardite, inflamação no músculo do coração, o miocárdio. Isso acontece devido à produção excessiva de anticorpos provocada como reação ao processo inflamatório. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️ Ele já fazia parte da comissão de Rogério Ceni no Fortaleza.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A adolescente Maria Paula Martins Vargas, de 13 anos, está desaparecida desde a madrugada deste sábado. Ela mora em Santa Rosa do Serra, no Alto Paranaíba. Quem tiver informaç...

    Acessar Link