Notícias

IGP-M acumula taxa de inflação de 3,08% em 12 meses, diz Fundação Getúlio Vargas

Por Agência Brasil, 18/09/2019 às 08:45
atualizado em: 18/09/2019 às 08:46

Texto:

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel registrou deflação (queda de preços) de 0,28% na segunda prévia de setembro deste ano. A taxa é superior à registrada na segunda prévia de agosto, quando o IGP-M teve uma deflação mais intensa (-0,68%). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com o resultado da segunda prévia de setembro, o IGP-M acumula taxas de inflação de 3,80% no ano e de 3,08% em 12 meses.

Segundo a FGV, alta da taxa da prévia de agosto para setembro foi provocada pelo aumento de dois subíndices. A taxa de inflação do Índice Nacional do Custo da Construção subiu de 0,15% na segunda prévia de agosto para 0,67% na segunda prévia de setembro.

Já a deflação do Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, teve uma deflação mais moderada no período. Se na prévia de agosto registrou queda de preços de 1,11%, em setembro a deflação ficou mais moderada (-0,52%).

Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, teve queda na taxa, ao passar de uma inflação de 0,21% em agosto para uma deflação de 0,05% em setembro.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link