Notícias

Concorrência com Eurocopa impõe desafio aos organizadores da Copa América de 2020

Por Agência Estado, 08/07/2019 às 20:51
atualizado em: 08/07/2019 às 20:56

Texto:

Foto: Felipe Moreno / MoWA Press
Felipe Moreno / MoWA Press

A Conmebol vai testar um novo formato para a Copa América no ano que vem. A competição, pela primeira vez em sua história, terá duas sedes: Argentina e Colômbia. Ainda sem a garantia de que o novo sistema será mantido nas edições seguintes, já está certo que em 2020 as seleções convidadas serão Austrália e Catar, os dois últimos campeões da Copa Asiática.

Um dos projetos da Conmebol é de que a Copa América seja disputada a cada quatro anos. Dessa maneira, a competição passará a coincidir com as mesmas datas da Eurocopa. As cerimônias de abertura dos dois torneios, por exemplo, serão no mesmo dia no próximo ano: 12 de junho.

Ao concorrer diretamente com a Uefa por visibilidade e audiência o desafio da Conmebol será corrigir falhas apresentadas na Copa América realizada no Brasil. Na primeira fase, vários jogos foram disputados com as arquibancadas vazias. A qualidade dos gramados foi durante criticada por Messi, James Rodríguez, Luis Suárez e Tite. 

O técnico do Chile, Reinaldo Rueda, pediu que hotéis, centros de treinamento e campos tivessem "um padrão maior". Já o zagueiro Thiago Silva afirmou que a competição deixou a desejar em vários aspectos, principalmente na organização para as equipes se deslocarem no trajeto entre as concentrações e os estádios.

Na edição de 2020, as 12 equipes participantes da Copa América serão divididas em duas chaves com seis times. O Grupo Norte, com jogos disputados na Colômbia, terá Brasil, Colômbia, Equador Peru, Venezuela e um dos convidados. Na Argentina, o Grupo Sul terá Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e o outro convidado definido por sorteio.

Cada chave classificará quatro seleções. Argentina e Colômbia receberão duas partidas das quartas de final e uma semifinal cada. O jogo de abertura será no dia 12 de junho, na Argentina. A final será disputada na Colômbia, em data ainda a ser definida provavelmente em 12 de julho (exatamente o mesmo dia da decisão da Eurocopa).

Com o novo formato, serão realizados 38 jogos e cada seleção entrará em campo no mínimo cinco partidas. No sistema da edição encerrada no último domingo, no Maracanã foram realizadas 26 partidas e os times eliminados na primeira fase disputaram três partidas. Apesar de a Conmebol ainda não ter divulgado a data da final, a tendência é de que a Copa América de 2020 ganhe uma semana a mais de disputa para comportar os 12 jogos a mais que terá em comparação com a edição realizada no Brasil. Assim, em vez de três semanas, a competição terá um mês de duração.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link