Unimed Ago-Set Maxi Internas CPM

Notícias

Clubes decidem acabar com Primeira Liga e propõem criação de associação nacional

Por Redação, 25/06/2019 às 16:53
atualizado em: 25/06/2019 às 19:28

Texto:

Daniel Hott/América

A Primeira Liga não será mais disputada. A decisão foi tomada pelos clubes que integram a competição após reunião nesta terça-feira na sede do América, no Boulevard Shopping, na região Leste de Belo Horizonte. A justificativa é a “superlotação” do calendário do futebol brasileiro.

Estiveram presentes na reunião 14 clubes, sendo que dois não são filiados à Primeira Liga: Corinthians e Vila Nova-GO. Não enviaram representantes: Cruzeiro, Flamengo, Figueirense, Coritiba e Avaí.

Ouça a reportagem de Emerson Pancieri

Com um novo foco, a Primeira Liga se propõe agora a fazer um trabalho que lembra o projeto do Clube dos 13, ‘implodido’ pelos próprios clubes em 2011. Em comunicado, a organização informou que “vai trabalhar em prol do futebol brasileiro, solucionando questões relevantes e pertinentes a todos os clubes” e propõs a criação de uma Associação Nacional de Clubes.

“Desta forma, a Primeira Liga se propõe a contribuir para a construção de uma Associação Nacional de Clubes, a fim de trabalhar com foco na unificação das agremiações em busca de melhorias para o futebol brasileiro”, completa a nota.

O presidente do América, Marcus Salum, que está à frente da Primeira Liga, explicou quais serão algumas das metas da Primeira Liga no futebol brasileiro.

“Colocar foco em organizar os clubes na busca de um aperfeiçoamento da legislação nacional do futebol, especialmente tributária, trabalhista, que já existe, mas nós achamos que podemos contribuir. Buscas de novas receitas para os clubes, temos uma discussão de receita internacional e até hoje não teve resultado”, disse.

Salum afirmou que a próxima reunião da Primeira Liga será realizada no início de agosto ainda em local indefinido.

Criada em 2016, a Copa da Primeira Liga teve apenas duas edições. O Fluminense foi o primeiro campeão naquele ano ao vencer o Athletico-PR na final. Na temporada seguinte, o Londrina-PR bateu o Atlético nos pênaltis na decisão e ficou com o título.

Confira a íntegra do Comunicado Oficial da Primeira Liga:

A Primeira Liga, por meio de reunião entre representantes de clubes fundadores, filiados e convidados, definiu nesta terça-feira suas novas diretrizes de atuação.

Após o debate, os clubes decidiram uma proposta de ajuste e evolução da Primeira Liga, que vai trabalhar em prol do futebol brasileiro, solucionando questões relevantes e pertinentes a todos os clubes.

A principal definição é de que a Primeira Liga não vai mais organizar uma competição, pois entende que o calendário do futebol brasileiro já está superlotado.

Desta forma, a Primeira Liga se propõe a contribuir para a construção de uma Associação Nacional de Clubes, a fim de trabalhar com foco na unificação das agremiações em busca de melhorias para o futebol brasileiro, tais como:

- Aperfeiçoamento e modernização das legislações esportiva, trabalhista e tributária;
- Regularização da intermediação de negócios no futebol;
- Captação de novas receitas no mercado para o futebol;
- Entre outras;

Os Clubes irão trabalhar conjuntamente com as entidades de administração do desporto na busca de soluções para o crescimento do futebol brasileiro.

Lista de todos os presentes na reunião da Primeira Liga:

Marcus Vinicius Salum - Presidente América Futebol Clube
Claudio Aparecido Canuto – Presidente Londrina Esporte Clube
Leonardo de Oliveira – Presidente Paraná Clube
Marcelo Penha Ribeiro - Representante Fluminense Football Club
Edu Pesce Filho – Representante Grêmio Esportivo Brasil
Jaime Dal Farra – Presidente Criciúma Esporte Clube
Eduardo Arruda – Representante Ceará Sporting Club
Romildo Bolzan – Presidente Grêmio Foot-Ball Alegrense
Felipe Dallegrave – Representante Sport Club Internacional
Lucas Ottoni - Representante Clube Atlético Mineiro
Plínio D. de Nes Filho – Presidente Associação Chapecoense de Futebol
Rodrigo Gama Monteiro – Representante Club Athletico Paranaense
Ecival Martins – Presidente Vila Nova Futebol Clube
Vicente Cândido – Representante Sport Club Corinthians Paulista

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️ Ele já fazia parte da comissão de Rogério Ceni no Fortaleza.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A adolescente Maria Paula Martins Vargas, de 13 anos, está desaparecida desde a madrugada deste sábado. Ela mora em Santa Rosa do Serra, no Alto Paranaíba. Quem tiver informaç...

    Acessar Link