Notícias

Brasil registra 339 mortes por gripe até junho; são 1.756 casos registrados 

Por Agência Estado , 05/07/2019 às 11:06
atualizado em: 23/07/2019 às 11:04

Texto:

O Brasil teve 339 mortes pelo vírus da gripe até o dia 28, informou o Ministério da Saúde. Nas últimas semanas, coincidindo com o início do inverno, houve aumento na circulação do vírus influenza nos Estados de Paraná, Rio, Amazonas e São Paulo. 

O Paraná tem o maior número de mortes no período - 52. No Rio, houve 41 óbitos e no Amazonas, 35. O Estado de São Paulo já soma 34 mortes desde janeiro, mas a metade dos óbitos foi entre maio e junho.

No total, foram registrados 1.756 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causadas pelo vírus influenza. A incidência maior é do tipo H1N1, que infectou 66,7% dos doentes. Nesse mesmo período de 2018, a epidemia havia sido mais severa, com 745 óbitos e 4.226 casos notificados no País. 

Interior

Nesta quinta-feira, a prefeitura de Boituva, no interior de São Paulo, confirmou a primeira morte pelo vírus da gripe na cidade. A vítima, uma mulher de 50 anos, foi internada no fim de maio e não se recuperou. Em Laranjal Paulista, na mesma região, foi confirmada a primeira morte pelo H1N1, mas a prefeitura não detalhou o caso.

Outros óbitos pelo vírus influenza foram confirmados, desde o início da semana, no interior paulista. Em Campinas, uma mulher de 63 anos morreu no dia 25 e os exames mostraram infecção por H1N1. A vítima não havia sido vacinada. Em São José do Rio Preto foram confirmados dois óbitos. 

Na campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano, o Estado ficou abaixo da meta de 90% de imunização dos grupos de risco (idosos, crianças de 6 meses a um ano, entre outros), atingindo 73,4%. A maioria das cidades ainda tem vacina disponível nos postos.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link