Emanuel Carneiro

Coluna do Emanuel Carneiro

Veja todas as colunas

Sinais de melhora

Para começar setembro...

02/09/2019 às 12:27

Flickr Palmeiras

Dá para perceber que há um sopro de melhora na qualidade técnica do atual futebol brasileiro.

A certeza mais visível é o crescimento técnico do Flamengo, com contratações pontuais e a chegada do português Jorge Jesus com ideias mais amplas e claras.

Sem poupar jogadores, indo a campo sempre com o que tem de melhor, os resultados aparecem com naturalidade.

O outro caso é o do Grêmio, onde Renato Gaúcho recuperou jogadores com carimbo de duvidosos e tem colocado em campo um “time bom e com vontade de ganhar,” usando suas próprias palavras.

Renato deixa no banco jogadores como Luan, Tardelli e bota pra correr o ex-Cruzeiro Alisson, decisivo nas últimas vitórias.

Existem bons profissionais espalhados por outras equipes e no caso local do Cruzeiro e Atlético há espaço para crescer e tempo para se livrar de jogadores caros na folha, pagar compromissos e terminar o ano da melhor maneira possível. 

Rogério Ceni começa a apostar na juventude. Rodrigo Santana, cujas opções de banco são escassas, luta em duas frentes e carece de jogadores mais qualificados no time titular.

Há também um outro fato importante a ser considerado. Com a chegada do VAR (que ainda precisa de mais rapidez nas decisões), o lado desleal dos jogos começa a desaparecer e os jogadores agora pensam duas vezes antes de cometerem faltas violentas ou simular pênaltis com caídas na grande área (herança de Neymar).

A Libertadores, Copa do Brasil, Sul Americana entram em fase decisiva com times bem armados jogando um futebol mais limpo, com menos faltas e mais bola correndo. Sinais de melhora.

Esta seria a boa notícia para começar setembro. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link